quarta-feira, 6 de julho de 2011

Como conservar os alimentos depois de abertos



Com a chegada do verão, a atenção com o que as crianças consomem aumenta. E a conservação dos alimentos deve ser redobrada, desde o momento da compra até a maneira como é armazenado em casa. “O ideal é comprar sempre produtos de boa procedência e que não estejam próximos da data de vencimento”, diz Nelly Fortunato, nutricionista do Hospital São Luiz.

A deterioração de alguns alimentos, no entanto, não depende exclusivamente de sua data de validade, mas do tempo que está aberto. Uma dica é colocar etiqueta e anotar o dia em que você abriu o produto. Segundo a nutricionista, a maneira como a comida é guardada na geladeira também pode prejudicar a sua qualidade. “Abre-e-fecha de porta a todo momento, superlotação e comida guardada quente interferem na temperatura da geladeira e na conservação.” Atente ainda aos locais para guardar os alimentos. A parte superior do refrigerador deve ser reservada para leite, queijos, ovos, frios, enquanto a mais baixa é propícia para verduras e legumes.

Na hora do preparo, seja de uma comida ou um sanduíche, a higienização das mãos, com água e detergente, é fundamental para evitar contaminação dos alimentos. Cuidado também com o que dar para as crianças na praia. Para evitar contratempos, leve tudo de casa em uma bolsa térmica com gelo reciclável ou comum. E não se engane. “Aqueles lanches naturais vendidos são um perigo, porque levam maionese, e de natural não têm nada”, finaliza Nelly.

Descubra como e por quanto tempo guardar os alimentos na geladeira com segurança:

Enlatados

Não compre alimentos com lata amassada, estufada ou enferrujada. Essas características sugerem que a qualidade do produto está comprometida. Na embalagem deve constar ainda o nome do fabricante, endereço, CGC, peso (bruto, líquido e drenado) e data de validade.

Depois de abrir latas de ervilhas, milhos, leite condensado e pêssegos em caldas, por exemplo, transfira o que sobrou para outro recipiente de plástico com tampa e mantenha na geladeira por, no máximo, três dias. Para os molhos de tomate, que são muito perecíveis, o ideal é consumir todo o produto assim que for preparado ou ainda trocar de embalagem, etiquetar e colocar no freezer por até 30 dias.


Leite, iogurtes e sucos

O leite capta o cheiro de outros alimentos da geladeira e, depois de aberto, deve ser consumido em até 1 dia. Sucos de caixinha podem ficar refrigerados por, no máximo, 3 dias depois de aberto. Aqueles que vêm em garrafas de vidro merecem atenção. Substitua a tampa, em geral de alumínio, por papel-filme, pois podem enferrujar. Iogurtes também estragam rapidamente e devem ser consumidos em dois dias.


Conservas

Antes de comprar palmitos ou champignons, verifique a quantidade de que vai precisar. Como as conservas são fechadas a vácuo, para evitar o crescimento de microorganismos, depois de abertas devem ser consumidas em um dia. Retire da embalagem original, coloque em outro recipiente sem aquela água de conserva que as acompanham e guarde na geladeira.


Frios

Não compre frios já cortados, que ficam expostos nas geladeiras dos supermercados e padarias. Peça para fatiar a peça na hora que você for comprar. Ao chegar em casa, retire da embalagem e coloque em potes específicos para conservar esse tipo de alimento. Como são perecíveis, compre porções pequenas, porque o consumo deve acontecer em três dias.


Farináceos

Você lembra quando abriu a lata de achocolatado para as crianças? Saiba que esse e outros tipos de farinhas devem ser consumidos até 30 dias depois de abertos. Além disso, precisam ficar em local seco, ventilado e longe da luz solar direta.


Catchup e mostarda

Em geral, esses condimentos são usados de vez em quando e ficam esquecidos por um tempo na geladeira. Para evitar desperdício, compre potes pequenos e anote a data que abriu o produto. Prefira ainda os de embalagem transparente, porque é possível ver a aparência do molho. Ao abrir, consuma em até 15 dias e conserve-os na parte alta da geladeira, e não na porta.

Fonte: Crescer Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e me deixe feliz!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...